A Magia e os 4 Elementos da Natureza

Os 4 elementos são forças das quais nos utilizamos em nosso dia a dia e nos vários sistemas de magia. Estão presentes na astrologia, nas 4 direções, nas 4 estações do ano, nas cartas de tarô e por aí vai.

Além dos quatro elementos:  FOGO, ÁGUA, TERRA E AR; ainda contamos com o quinto elemento, que se refere ao ÉTER OU ESPÍRITO, que nos remete aos criadores, aos ritos e trabalhos mágicos.

Leia também: Magias com Ervas: Saiba o que o reino vegetal pode fazer por você!

O conhecimento das qualidades de cada elemento nos confere poder, visto que nos leva a possibilidade de elaboração de fórmulas mágicas para diversos fins. Vale lembrar que nenhum elemento é mais importante do que o outro, visto que se complementam.

Falaremos agora um pouco de cada um deles. Vamos lá?

ELEMENTO AR

Ligado as ideias e processos mentais, a comunicação, a sabedoria, aos estudos, a vontade, ao movimento, a liberdade, ao crescimento etc. É expansivo, ativo, seco, masculino. Representa o nosso corpo mental.

Esse elemento é bastante usado para magias e rituais direcionados para estudos, viagens, maturidade e equilíbrio, obtenção de conhecimento, achar objetos perdidos, descobrir mentiras, desenvolver as faculdades psíquicas, clarear pensamentos, aumentar a memória, acalmar discussões, aumentar a concentração e manter o foco, visualização, abertura de oráculos, entre outros.

Naipe: Espadas

Cor Amarelo

Arcanjo: Rafael

Direção: Leste

Estação do ano: Primavera

Elementais: Silfos

ELEMENTO FOGO

Ligado ao impulso da vida, à paixão, a força de vontade, coragem, a conquista, a sexualidade, a inspiração, a transmutação, proteção, sucesso, ação, a energia, a destruição, a força que move o mundo. Representa também nosso metabolismo e calor corporal, a motivação, o desejo, a intenção, o ímpeto, ânimo, iniciativa, energia, força, criação, progresso, empreendimentos, entre outros. Ligado ao nosso corpo espiritual.

Toda a magia feita com o fogo surpreende pela rapidez de seus resultados, visto possuir uma força avassaladora. O fogo é considerado um símbolo sagrado para a maior parte das religiões.

Naipe: Paus

Cor:  Vermelho

Arcanjo: Miguel

Direção: Sul

Estação do ano: Verão

Elementais: Salamandras

ELEMENTO ÁGUA

A água é fluida e está em constante mutação. Representa nossas emoções, nosso subconsciente, a adaptabilidade, mudanças, flexibilidade, magnetismo, intuição, amores, afetos, prazeres, fertilidade, comunicação com o mundo espiritual, purificação, felicidade, sono, sabedoria interior, busca da visão, autocura, segurança, sentimentos profundos, romantismo etc. Ligado ao nosso corpo emocional.

Naipe: Copas

Cor: Azul

Arcanjo: Gabriel

Direção: Oeste

Estação do ano: Outono

Elementais: Ondinas e sereias

ELEMENTO TERRA

Ligado à fertilidade, a criação, esforço, estabilidade, estudo, realização, força de vontade, negócios, emprego, harmonia, solidez, ao lar, a abundância, ganho material, prosperidade, riqueza, a concentração, estabilidade, confiança, entre outras coisas. É o mais físico de todos os elementos.

Naipe: Ouros

Cor: Verde

Arcanjo: Uriel

Direção: Norte

Estação do ano: Inverno

Elementais: Gnomos

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

×