Chakras: Informações interessantes sobre as energias do ser humano

O conhecimento sobre os chakras nos acompanha há muitos e muitos anos. Tudo começou com os Vedas que afirmavam que o ser humano é um espírito coberto por matéria e energias que circulam por ela, sendo essas chamadas de Chakras. É essa circulação normal que é capaz de garantir o equilíbrio emocional, mental e físico, trazendo a sensação completa de que fazemos parte de algo maior do que nós mesmos.

Os chakras são os responsáveis pela distribuição da energia vital através de nossos centros bioenergéticos. Essa distribuição é realizada através dos nadís que é algo semelhante a uma malha condutora de energia. Cada corpo possui alguns milhares de chakras, porém existem 7 principais que merecem nosso destaque e por isso vamos detalha-los a seguir:

Chakra Raiz, Básico ou Muladhara

Este é conhecido como o primeiro chakra, responsável por atuar a nível físico. Seu elemento é terra e sua cor é o vermelho. Ele também possui seu próprio mantra, sendo ele LAM. Localizado na base da coluna, pouco abaixo da base do cóccix e tem relação com as glândulas supra-renais. O Chakra Raiz tem ligação com nossos pés, pernas, ossos e intestino grosso. Quando está em desequilíbrio podemos desenvolver anemia, pressão baixa, má circulação sanguínea e prisão de ventre. Dentre os males emocionais desencadeados por seu mau funcionamento está a timidez, medo, raiva e escassez material.

Chakra Esplênico, Umbilical ou Swadhistana

Este é o 2º Chakra e atua a  nível emocional. Seu elemento é água, sua cor é laranja e seu mantra é VAM. Para encontra-lo basta medir cerca de quatro dedos abaixo do umbigo. Ele está relacionado com as funções das gônadas, testículos e ovários. Rege os órgãos sexuais e também as sensações. No caso de seu desequilíbrio você percebera problemas em seus órgãos reprodutores, bexiga, rins e também circulação sanguínea. Já no aspecto emocional é possível perceber falta de aceitação, ausência ou excesso de desejo sexual, materialismo exacerbado, apego demasiado e hostilidade.

Chakra Manipura ou do Plexo Solar

Nosso 3º Chakra representa o nível social. Sua cor é o amarelo, seu elemento é o fogo e seu mantra é  RAM. Para localiza-lo, basta saber onde fica seu estômago. Ele rege o fígado, o baço, o estômago e também o intestino delgado; estando relacionado com as funções do pâncreas. Em caso de desequilíbrio você pode perceber anemia, obesidade, diabetes, problemas no trato urinário e aparelho digestivo. Já no lado emocional pode causar estresse, fadiga mental, preocupação excessiva, paranoia, mania de perseguição, falsidade e até mesmo esquizofrenia.

Leia também: Aromaterapia: O tratamento capaz de equilibrar espírito, mente e corpo

Chakras

Chakra Anahata ou Cardíaco

O 4º chakra é relacionado ao nível sentimental. Seu elemento é o ar, sua cor é o verde ou o rosa e seu  mantra é  YAM. Localizado na altura do coração,  rege braços, mãos, pulmão e também o coração; estando relacionado com as funções da glândula timo e com as funções do sistema imunológico. Em caso de desequilíbrio, você pode observar resfriados e gripes, arritmias, artrite, pneumonias, artrose e baixa imunidade. Já no lado emocional pode causar dificuldade em se  relacionar com as pessoas, tristeza, sensação de abandono e solidão, traição, ódio, falta de amor e pânico.

Chakra Visuddha ou Laríngeo

O 5º Chakra se relaciona com nosso poder de comunicação. Seu elemento é o éter, sua cor é o azul claro e seu mantra é  HAM. Localizado na altura da garganta,  rege o pescoço e os ombros e está relacionado com as funções da tireoide e da paratireoide. Em caso de desequilíbrio é possível se perceber tensões nos ombros e pescoço, além de dores na garganta. Na área emocional pode causar  oscilações de peso, dificuldade de materialização, falta de criatividade, dificuldade em se expressar, insônia e mágoas.

Chakra Ajña ou Frontal – O Terceiro Olho

Este é o 6º Chakra, sendo responsável pela intuição. Sua cor é o índigo e seu mantra é OM. Seu  elemento é a  luz. Localizado entre as sobrancelhas;  rege os olhos, a memória, a visão suprafísica (intuição, vidência) e é ligado às funções da hipófise. Em caso de desequilíbrio, é possível termos problemas de visão e também de memória. Já no aspecto emocional é possível desenvolver sentimento de superioridade ou perseguição, bipolaridade e também manipulação.

Chakra Sahasrara ou Coronário

Este é o 7º Chakra e se relaciona com o nível espiritual. Não possui um elemento, porém é representado pelas cores violeta, branco e dourado. Seu mantra é AUM e localiza-se no topo de nossa cabeça. Ele é o responsável pelo equilíbrio e traz a percepção do todo. Em caso de desequilíbrio afeta os ritmos biológicos e o sono. No lado emocional pode causar depressão, negativismo, descrença, obsessão, ataques psíquicos e desorientação.

Gostou das informações sobre os chakras? Comente!

One thought on “Chakras: Informações interessantes sobre as energias do ser humano

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

×